Joia da Patagônia Chilena, Torres del Paine é, simplesmente, um dos destinos mais fascinantes para os apaixonados por aventuras na América do sul! Uma simbiose perfeita entre cadeias de montanhas, rios, lagos, floresta, cachoeiras e enormes geleiras.
Com fauna e flora exuberantes, não é por acaso que o Parque Nacional Torres del Paine é uma Reserva da Biosfera pela Unesco. Ou seja, estamos falando de uma área perfeita para observar e conviver com a natureza em seu esplendor!
Já deu para sentir que belezas naturais não faltam no parque. Há diversas formas de explorar as maravilhas da região, sendo o trekking a atividade principal.
Neste post, você encontra todas as informações necessárias para conhecer e se locomover em Torres del Paine. Veja dicas sobre trilhas, entrada e atrativos do parque mais cobiçado da Patagônia Chilena!
Mas o que é, exatamente, Torres del Paine?
Destino de trekking mundialmente conhecido por sua beleza e organização, o Torres del Paine é uma reserva/parque natural. Localizado ao sul do Chile, na região de Magalhães, é comum encontrar referências que apontem o destino como a síntese perfeita da Patagônia Chilena. São mais de 220 mil hectares de área preservada e aberta para visitação. Com paisagem predominante de lagos e montanhas, mais de 150 mil pessoas visitam o parque anualmente.
O nome do parque deriva das torres visíveis em muitas fotos clássicas do local. Elas podem ser vistas a partir de várias trilhas, mas é na base das torres, junto ao lago, o melhor cenário para admirá-las.
Como chegar?
A porta de entrada para o parque é a cidade de Puerto Natales, a cerca de 100 km. Punta Arenas fica a mais de 300 km de Torres del Paine. Do lado da Patagônia Argentina, El Calafate é a base para chegar ao parque, distante cerca de 260 km. Há voos nacionais tanto para Punta Arenas como El Calafate.
Saindo de Puerto Natales é possível chegar ao parque de carro, ônibus ou transfer. Cerca de 3 horas de viagem. A cidade também é a única saída com ônibus regulares, nos horários de 7h30 e 14h30. Clique aqui para mais informações sobre linhas de ônibus para Torres del Paine.
A entrada custa 21.000 pesos chilenos para visitantes estrangeiros adultos e 6.000 para crianças. A boa notícia é que não há limite de tempo para permanência no parque. Você paga apenas uma vez e fica o tempo que achar suficiente. O local conta, inclusive, com áreas para camping e alojamentos.
O que fazer em Torres del Paine?
Há duas rotas de trekking oficiais: o circuito O e W.
O mais famoso é o circuito W, que engloba três dos maiores atrativos do parque e dura, aproximadamente, quatro dias. Em 76 km de treckking, o visitante caminha pelo Vale do Ascencio, passando pela base das Torres, o Lago Nordenskjold, Los Cuernos de Paine e o Vale do Francês. No último, atrações como Paine Grande, Glaciar do Francês e Lago e Glaciar Grey permeiam a trilha.
Já o circuito O é o mais completo, levando 7 a 10 dias de trilha por 122 km. A rota faz a volta pelo Maciço Paine, sendo a trilha mais extensa da Patagônia Chilena. Passando pelas florestas ao norte do parque, refúgios Los Perros e Dickson, Paso John Gardner e as atrações do circuito W.
Os dois circuitos demandam preparação física e não são recomendados para iniciantes. As altitudes podem chegar a 1.350 metros acima do nível do mar. Então, prepare o fôlego e as pernas!
A boa notícia é que há circuitos bem mais curtos, de 1 dia ou menos. Esses são os mais acessados por visitantes. O circuito Mirador, por exemplo, leva até a base das Torres. São, aproximadamente, 8 horas, contando ida e volta.
O trajeto passa por cachoeiras e florestas, sendo possível observar algumas espécies selvagens que habitam o local. Como guanacos, raposas, flamingos, ñandus e até pumas.
Atrações imperdíveis
- Base das Torres (circuito mais procurado)
- Lago Nordenskjold
- Lago e Glaciar Grey
- Laguna Azul
- Laguna Amarga
- Laguna de los Cisnes
- Vale do Francês e Mirador Britânico (circuito O e W)
- Lago Pehoé
- Salto Grande
- Mirador Lago Toro
Informações úteis
Além dos alojamentos e camping dentro do parque, há opções de hostels e hotéis na região de Torres del Paine. Incluindo luxuosos resorts, no sistema all inclusive, que fornecem guias, transporte ao parque e traslado do aeroporto.
Nem tudo no parque e só trekking! Há diversas opções de trilhas, das mais leves às mais pesadas. Mas é possível relaxar e admirar a natureza espetacular a partir de um dos miradores.
Você também pode fazer passeios de carro dentro parque e pernoitar nos campings e alojamentos. Dessa maneira é possível conhecer pontos como a Laguna Azul e Laguna Amargura, mas outros atrativos são acessados apenas via trilha.
Conheça a maravilha da Patagônia Chilena com a Easy Travel! Conheça nossas ofertas ou monte um pacote exclusivo conosco.