Quem tem aquele melhor amigo de quatro patas inseparável pode não ficar muito confortável com a ideia de deixá-lo para trás durante uma viagem.
E foi pensando exatamente nisso que trouxemos esse assunto. Hoje, alguns lugares são preparados para receber seu pet e algumas dicas também podem te ajudar nessa experiência.
Primeiro, é importante se atentar ao tipo de viagem que irá fazer e seu percurso. De carro ou avião? Quanto tempo irá durar? Quais documentações são necessárias? Então, vamos às dicas!
Viagem de carro:
- Deixe seu pet confortável: leve a caminha dele, coloque itens que ele se sinta familiarizado como bichinhos, cobertor, etc.
- Segurança é importante: hoje, existem cintos próprios. Eles se conectam a guia que o seu animalzinho já está acostumado a usar. É fácil de encontrar, provavelmente, em qualquer petshop da sua cidade você encontra e tem o preço médio de R$20,00.
- Não o alimente por 4 horas antes da viagem. Alguns não estão acostumados a viajar e podem se sentir enjoados.
- Planeje paradas. É muito importante que haja lugares para fazer xixi e beber água.
- Comece fazendo percursos curtos. Vai à padaria? Leve-o com você! E em caso de primeira viagem, escolha algum lugar que não seja tão distante para que não seja estressante tanto para você quanto para ele.
- Há capas próprias para carros que podem evitar um problema maior caso haja enjoo ou acidentes durante a viagem.
Viagem de avião:
- Para voar com seu pet é necessário prestar atenção às regras de cada companhia aérea, uma vez que não existe uma lei geral que regule o tema.
- A maioria das companhias exigem o certificado internacional de vacinação e caixas de transporte. As dimensões podem variar de uma para outra. É preciso verificar.
- Em caso de viagens internacionais, podem ser exigidos documentos e laudos veterinários específicos.
- É muito importante se planejar com antecedência para conseguir cumprir todos os requisitos. Países como Reino Unido e Suécia, por exemplo, exigem microchip no animal.
- Treine o uso da caixa de transporte, dessa forma, não haverá estresse no dia da viagem.
- É importante ligar para a companhia para reservar o lugar do seu pet. A maioria das companhias cobram uma taxa com a média de R$200,00.
Onde viajar?
Hotéis e Pousadas:
Atualmente, é muito fácil encontrar locais preparados para te receber com sua companhia fiel de quatro patas. Em todo o Brasil, há destinos que podem te surpreender mas é importante observar algumas questões:
- A política do hotel: Qual o porte é aceito? Há alguma exigência específica?
- A estrutura: os quartos são espaçosos? Há área para as necessidades do seu animalzinho? E lazer? Ele pode transitar por todos os lugares?
- Recomendações: Procure feedbacks de quem já foi ao local e como foi a experiência e veja se se sente seguro para escolhê-lo.
Algumas sugestões:
Surya-Pan Hotel Refúgio
Localizado em Campos do Jordão e são permitidos: coelhos, gatos e cães de porte gigante, grande, médio, pequeno e mini. O hotel possui uma piscina exclusiva para pets e até massagem pet, muito chique, não?
É cobrada uma taxa de 100,00 por dia por animal hospedado e é necessário apresentar o cartão de vacinas atualizado. É possível transitar sem guia ou coleira pelo gramado, trilha e pela piscina pet. Já nos restaurantes e decks é necessário o uso delas.
Solar D’Araucária
Localizado em Gonçalves-MG, essa pousada aceita apenas animais de porte pequeno e Mini, tendo uma tarifa fixa para eles. É necessário entrar em contato para conhecer mais sobre as necessidades exigidas para levar seu pet.
O Grünwald Chalés
O Grünwald Chalés, cujo nome de origem alemã quer dizer Floresta Verde oferece chalés com características encontradas nos Alpes europeus e está localizado em Monte Verde/MG
São permitidos animais de porte grande, médio, pequeno e mini.
Os pets podem ficar nos chalés com os donos. Devem ser conduzidos nas guias nas áreas comuns. Não podem permanecer no restaurante e piscina, e é cobrado 10% a mais no valor da diária por animal.
Pousada Pura Vida
Localizada em Maresias/SP, essa pousada é muito receptiva para os animais. São aceitos pássaros, coelhos, gatos e cães de porte mini, pequeno e médio.
É cobrada uma taxa única de 25,00 por animal e ele fica no quarto junto ao dono. Não são aceitos cães de raças que possam intimidar outros cães e pessoas, como por exemplo: Pit-bull, American Staffordshire Terrier, Rottwailer, Bul Terrier, Mastim Napolitano, Pastor Alemão, etc.
E aí? Se animou em viajar com seu melhor amigo? Esperamos que seja uma excelente experiência!