Como evitar que o jet lag seja um bicho de sete cabeças

Viajar para destinos que ficam longe do local de embarque costuma ser associado a desconforto após a chegada. Essa sensação desagradável é o famoso jet lag, que tende a incomodar por alguns dias. Mas tem como evitar que o jet lag seja um bicho de sete cabeças e atrapalhe os seus primeiros momentos em outro país.

O que é o jet lag

Médicos chamam o jet lag de dissincronose. Ele consiste em um distúrbio temporário do sono gerado por viagens que abrangem diferentes fusos horários. Essa alteração busca afetar o organismo de viajantes porque o relógio biológico do corpo é programado para rotinas. Por isso, mudanças repentinas assim desregulam seu funcionamento.

Quais são os sintomas do jet lag

Os principais sinais de que você está com jet lag são:

  • Fadiga;
  • Sonolência;
  • Dificuldade de concentração;
  • Dor no corpo;
  • Problemas digestivos;
  • Insônia;
  • Oscilação de humor;
  • Pele irritada;
  • Falhas momentâneas de memória.

Como se preparar para não sofrer com o jet lag

É possível aliviar o desconforto causado por esse transtorno. Saiba como evitar que o jet lag seja um bicho de sete cabeças:

Descanse

Em vez de ficar acordado o tempo todo e fazer atividades durante o voo, como assistir a filmes e conversar, tente descansar. Essa dica também vale para a noite anterior à viagem.

Entretanto, evite dormir profundamente. Em viagens longas, o melhor a se fazer é tirar alguns cochilos, para você não se sentir desgastado ao chegar no destino.

Organize-se

Muita gente se atrapalha e acaba tendo dias tumultuados antes de viajar para lugares distantes. Para não cair nessa armadilha, organize todos os preparativos com antecedência, incluindo a documentação necessária e as bagagens que serão levadas. Dessa forma, seu estresse antes, durante e depois da viagem será muito menor, reduzindo os impactos do jet lag.

Cuide da alimentação

Dê prioridade a pratos leves e com alimentos frescos e ricos em proteínas. Eles ajudam a impedir a sonolência. Portanto, nada de macarrão, feijoada e outros pratos pesados antes de entrar no avião.

Além disso, viajar hidratado contribui para a redução dos efeitos do jet lag. Você pode se hidratar com água ou com sucos naturais. Evite bebidas alcoólicas e com cafeína, como café e refrigerante.

Não fique o tempo todo parado

Durante o voo, é recomendável manter-se ativo quando você estiver acordado. Por isso, separe alguns momentos da viagem para se levantar e caminhar um pouco dentro do avião nos momentos apropriados. Essas breves caminhadas vão fazer o seu sangue circular de forma mais eficaz.

Evite remédios relaxantes

Algumas pessoas cometem o erro de ingerir medicamentos para relaxar ou dormir. Essa prática não é indicada, afinal, ela pode piorar os efeitos do jet lag, a não ser que um médico indique os remédios. Para ficar mais tranquilo durante o voo, opte por chás naturais.

Fique atento ao fuso horário

Preste atenção nas diferenças de fuso de horário para se adaptar com mais facilidade. Uma dica simples é alterar o seu relógio para a hora do local para onde você vai, assim que entrar no avião. E quando estiver no destino, evite dormir caso a chegada seja durante o dia.

Pronto, seus primeiros dias no destino serão menos desgastantes com as nossas dicas de como evitar que o jet lag seja um bicho de sete cabeças. Para mais sugestões de viagem da Easy Travel, é só clicar aqui.

Deixei seu comentário