A ômicron, nova variante do coronavírus, foi descoberta no final de novembro e já provocou medidas de segurança em diversos países, então é hora de ficar de olho no abre e fecha das fronteiras, viajante!
Por enquanto, alguns locais como Brasil, Canadá e União Europeia estão impondo restrições para a chegada de passageiros que vierem de países específicos do continente africano, sendo eles: África do Sul, Botsuana, Essuatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.
Todos os continentes já tiveram casos registrados da ômicron, e como o mundo já sabe que é preciso ter cuidado com a disseminação de novas versões do vírus, alguns países aumentaram as restrições aos viajantes.
Israel e Japão fecharam as fronteiras para todos os estrangeiros e a Austrália adiou a reabertura para estudantes e profissionais de algumas áreas. As datas de normalização da entrada de turistas ainda não foram divulgadas.
E o que acontece se você já tinha viagem marcada para esses lugares? Caso seu destino esteja com as fronteiras fechadas, será necessário remarcar.
Agora, se você está em alguns dos países africanos com fronteiras aéreas restritas pelo Brasil, você pode voltar caso se encaixe em alguns dos requisitos:
- estrangeiro com residência de caráter definitivo, por prazo determinado ou indeterminado, no território brasileiro;
- profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional, desde que identificado;
- funcionário estrangeiro acreditado junto ao Governo brasileiro;
- estrangeiro: cônjuge, companheiro, filho, pai ou curador de brasileiro; ou cujo ingresso seja autorizado especificamente pelo governo brasileiro em vista do interesse público ou por questões humanitárias; ou portador de Registro Nacional Migratório.
Ao entrar em território brasileiro, será necessário cumprir quarentena.
Para que tudo volte ao normal, viajante, você deve fazer a sua parte! Mantenha o uso de máscaras, evitando aglomerações e mantendo o calendário de vacinação em dia!