A pandemia da COVID-19 permanece com um cenário epidemiológico de grande impacto na saúde da população e no sistema de saúde nacional, sendo muito necessário seguirmos as medidas de proteção recomendadas pela OMS.⠀
Em caso de viagens e lugares de grande circulação de pessoas, essas medidas precisam ser intensificadas e algumas regras específicas são exigidas, como por exemplo, em aeronaves e aeroportos. ⠀
Com o objetivo de contribuir para a mitigação do risco de contágio da COVID-19 em aeroportos e aeronaves, no dia 12/03/21, foi publicada a RDC nº 477/2021, que altera a RDC nº 456/2020. A proposta visa aprimorar o regulamento no que diz respeito ao uso de máscaras nesses ambientes. ⠀
Com essa alteração não é mais permitido o uso de máscara dos seguintes tipos:
- De pano com apenas uma camada.
- N95 com uso de válvulas
- Lenços
- Máscaras de paetê
- Face Shield sem uso de máscara em conjunto
- Cirúrgica de apenas uma camada
A máscara ideal é a N95/PFF2 sem válvula, ela é indicada para o uso dentro da aeronave e no aeroporto. Sendo permitido sua retirada apenas para:
- Hidratação dentro da aeronave
- Alimentação para os seguintes perfis: idosos, crianças menores de 12 anos e pessoas que necessitem de uma dieta específica.
Crianças com menos de 03 anos de idade, portadores de espectro autista, ou de qualquer outra deficiência, que impeça o uso correto da máscara, estão dispensadas do uso.
Caso você opte por máscaras de confecção manual, é necessário seguir algumas orientações que estão presentes no manual “ORIENTAÇÕES GERAIS – Máscaras faciais de uso não profissional” da ANVISA. São elas:
- Evitar o uso de tecidos que possam irritar a pele, como poliéster puro e outros sintéticos, sendo indicado os materiais que possuam grande composição de algodão.
- É indicado que sejam feitas 3 camadas: uma camada de tecido não impermeável na parte frontal, tecido respirável no meio e um tecido de algodão na parte em contato com a superfície do rosto.
O tempo de uso indicado para esse tipo de máscara é de 03 horas, sendo necessário trocá-las após esse período.
No momento de retirar e colocar a máscara, são necessários alguns cuidados muito importantes:
- Higienização adequada das mãos (álcool 70% ou água e sabão).
- Ajuste adequado de uma forma que não deixe espaço nas laterais.
- Se atentar a umidade da máscara, caso isso ocorra antes de 03 horas, também é necessário trocá-la.
- Evite tocar a máscara, caso o faça, higienize a mão imediatamente.
- Retire-a pelas alças e não pela parte frontal.
Se cuidem! Qualquer dúvida, conte com a gente!