Praia combina com momentos de diversão e relaxamento. Seja durante as férias ou num bate-volta no fim de semana, curtir uma praia pode proporcionar momentos muito agradáveis. Porém, assim como em qualquer outro passeio, imprevistos também ocorrem quando se visita o mar. Roubo na praia é um deles.
Ao ir a uma praia, é preciso ficar esperto com seus pertences durante o seu banho de mar. Por isso, separamos algumas dicas para você evitar um possível roubo e resolver a situação caso ela aconteça. Veja a seguir:
1. Faça amizades
As praias costumam estar cheias no verão, então ao seu lado com certeza terá dezenas de pessoas embaixo do guarda-sol ou deitadas na areia aproveitando o sol. Se você estiver sozinho e não tiver com quem deixar seus pertences na hora de dar aquele mergulho, procure fazer amizade com as pessoas que estão à sua volta.
Dê preferência a famílias que estejam mais perto de você e pergunte se eles podem cuidar dos seus pertences por alguns minutos, enquanto você aproveita um pouco a água do mar. Para retribuir o favor, ofereça o mesmo cuidado, estabelecendo uma confiança mútua.
2. Fique perto de um salva-vidas
Se conseguir deixar seus pertences perto desse profissional, a segurança deles ainda não estará 100% garantida. Isso porque o salva-vidas está ali a trabalho, ficando mais ocupado em observar o movimento dentro do mar do que com cuidados de itens de banhistas deixados na areia. Entretanto, movimentações estranhas podem chamar a atenção de um salva-vidas perto de você, inibindo a ação de ladrões.
3. Esconda seus pertences
O famoso jeitinho brasileiro entra em ação. Para manter suas coisas em segurança, você precisa ser mais esperto que um possível ladrão e dar um jeito de não deixar seus pertences à mostra. Uma estratégia é cavar um buraco na areia, esconder suas coisas em uma bolsa ou sacola e cobri-los com uma toalha. Assim, a não ser que alguém queira roubar até mesmo sua toalha, seus pertences estarão mais seguros.
Outra “armadilha” é enrolar e esconder os itens mais importantes, como carteira, celular, documentos e outros de maior valor em uma camiseta e deixá-la ao lado de uma bolsa vazia e aberta. Desta forma, a bolsa vai atrair mais atenção de um ladrão, evitando um prejuízo maior.
4. Leve o essencial
Se mesmo com todas as dicas você ainda não se sentir seguro, a principal dica é levar apenas o essencial. Quanto menos pertences de valor e que chamem a atenção, menor será o possível prejuízo. Então, avalie a necessidade de cada item antes de colocá-los na bolsa.
Não precisa levar todos os seus documentos, pois basta apenas u que comprove sua identidade. Para evitar que cartões de crédito ou débito sejam roubados, leve apenas dinheiro em papel ou moedas. Se não puder evitar um roubo, pelo menos assim você evita um prejuízo maior.
Fui roubado na praia! E agora?
Se você for roubado mesmo com todas as dicas, não se desespere. O primeiro passo é procurar a autoridade mais próxima. Pode ser desde um salva-vidas ou um policial que esteja por perto. Faça um boletim de ocorrência o mais breve possível, até mesmo para facilitar o trabalho das autoridades na busca.
Para evitar um prejuízo ainda maior, ligue para sua operadora de cartão de crédito ou para o seu banco assim que conseguir acesso a um telefone, evitando uma possível clonagem do seu cartão e até gastos que podem ser feitos com ele.
Outra medida importante é entrar em contato com a sua companhia de celular, para bloquear tanto seu número quanto o aparelho. No caso do celular, é sempre bom deixar o GPS do aparelho ligado, o que pode facilitar a localização do aparelho por parte da polícia.
Roubo no exterior
Se você estiver em uma praia no exterior quando for roubado, os procedimentos são parecidos, mas algumas medidas extras devem ser tomadas. Os procedimentos relacionados a cartões de crédito e celular devem ser feitos da mesma forma que em território nacional, por exemplo.
A primeira coisa a se fazer é procurar uma autoridade para comunicar o roubo. O boletim de ocorrência vai ser fundamental nos seus próximos passos. Como o passaporte é um documento essencial e obrigatório fora do país, você precisará ir até a embaixada brasileira do país em que estiver para solicitar um novo documento. Quem ainda tiver outros destinos no roteiro, sua viagem só poderá seguir normalmente assim que obtiver um novo passaporte.
Caso você a volta para o Brasil esteja se aproximando, você pode solicitar a Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) e evitar toda a burocracia da emissão de um novo documento oficial.
Também lembre que é sempre importante possuir um Seguro Viagem, especialmente em viagens para o exterior. Esse tipo de serviço pode facilitar muito sua vida diante de problemas como roubos e furtos.
Confie na Easy Travel
Na Easy Travel, você tem diversos destinos de praias, pelo Brasil e pelo mundo, para aproveitar os dias mais quentes e se divertir na areia e no mar. Além de toda a consultoria e suporte na hora de planejar sua viagem, você pode contar conosco em caso de roubo ou qualquer imprevisto, deixando sua viagem sempre mais protegida. Clique aqui para saber mais.