Cuidados ao carregar bebidas alcoólicas em viagens internacionais

Muitos brasileiros que viajam para fora desejam voltar com garrafas de bebidas produzidas nos países visitados. Na América Latina, por exemplo, é comum turistas irem para a Argentina e para o Chile, onde há vinícolas e vinhedos incríveis. É claro que passeios por esses lugares acabam levando a compras de produtos feitos lá, seja pelo preço e pela qualidade. Uma pergunta que sempre recebemos por aqui é ‘’Quanto de vinho posso trazer de uma viagem da Argentina ou do Chile?”.

Há algumas companhias aéreas internacionais que permitem que os viajantes bebam seu próprio álcool e outras oferecem bebidas com teor alcoólico durante o trajeto. No entanto, a maioria das autoridades da aviação, em todo o mundo, proíbe a ingestão desse tipo de bebida levada por passageiros nos voos. 

Para evitar transtornos em suas viagens ao exterior, é indispensável conhecer os principais cuidados que todo viajante precisa ter quando quiser levar bebidas alcoólicas de um país a outro. Isso inclui saber a quantidade de álcool que é possível carregar. 

Quanto de álcool dá para trazer

No caso de viagens à Argentina e ao Chile, as companhias aéreas que oferecem voos são Gol, LATAM Airlines e Azul (apenas para a Argentina). É fundamental conhecer as regras de cada uma antes de viajar e tentar trazer bebidas alcoólicas. 

Nas três companhias, você pode despachar bebida alcoólica, dependendo do teor alcoólico. Porém, os passageiros que as transportarem devem ser maiores de 18 anos de idade. Além disso, elas precisam estar em embalagens à prova de vazamentos, rotuladas e lacradas de fábrica.  

Confira as principais regras da Azul e da LATAM Airlines:

Veja abaixo as normas da Gol:

Quando você NÃO deve levar álcool em voos internacionais?

É proibido transportar álcool a bordo de voos internacionais operados pelas seguintes companhias aéreas: Saudi Airlines, Kuwait Airways e Iran Air. Essas companhias são regidas por uma lei islâmica que proíbe o álcool. Eles não servem álcool nem permitem que os passageiros consumam suas próprias bebidas alcoólicas. 

Você também não deve levar bebidas alcoólicas enquanto viaja para países onde existe uma proibição de álcool. Outra restrição é para destinos onde uma permissão especial para o consumo alcoólico é exigida.

Álcool de lojas Duty Free

Alguns países têm uma exceção à regra, restringindo a quantidade de líquido permitida na sua bagagem de mão. Estamos falando sobre as bebidas alcoólicas compradas em lojas Duty Free, ou seja, aquelas presentes em aeroportos. 

Você tem permissão para transportar álcool que compra em lojas isentas de impostos em terminais internacionais. Porém, existem algumas regras que precisam ser seguidas: 

  • Não adultere o selo da embalagem, pois o álcool deve permanecer selado na embalagem inviolável da loja Duty Free; 
  • O álcool precisa ter sido comprado nas últimas 48 horas;
  • Tenha o recibo original da compra em mãos. 

Algumas companhias aéreas exigem que os passageiros coloquem itens comprados nas lojas duty-free na bagagem de mão. Já outras permitem que a bebida alcoólica seja transportada separadamente, além da permissão para bagagem de mão. 

Álcool na bagagem despachada

As regras da Transportation Security Administration (TSA) para transportar álcool na bagagem despachada não são tão rigorosas. É possível embalar a bebida, inclusive o produto que não for de uma loja duty-free, na bagagem despachada. Mas existem certas restrições que você terá que cumprir.

Nem todos os países seguem os mesmos regulamentos. Se você estiver viajando para a Índia, por exemplo, poderá transportar álcool na bagagem despachada, mas ele não deve exceder a quantidade estipulada de 2 litros. Qualquer coisa em excesso terá que ser declarada na alfândega, considerando direitos aduaneiros.

Idade mínima para carregar álcool em viagens internacionais

Se você pretende levar álcool na bagagem despachada ou transportar garrafas compradas em uma loja Duty Free, em geral, é necessário ter pelo menos 21 anos de idade. 

Como o Growler pode te ajudar

Growlers são jarros de vidro que normalmente são usadas para levar para casa cervejas frescas do pub ou cervejaria. Muitos produtores caseiros também utilizam rosqueadores para armazenar suas cervejas, porque é mais fácil do que engarrafar.

Pesquise as normas do destino

Sempre verifique as normas de álcool do país para o qual você está viajando. É de seu interesse se familiarizar com as diretrizes seguidas pelo país de destino. Além disso, lembre-se de embalar o álcool adequadamente para que as garrafas não quebrem durante o transporte. 

É melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Na dúvida, sempre verifique a política da companhia no site oficial da empresa em questão. Assim, você terá menos problemas em suas viagens internacionais.

 

Deixei seu comentário