O Coronavírus afetou suas viagens? Saiba por que adiar é o melhor negócio

O chamado novo Coronavírus, conhecido cientificamente como Covid-19, tem atrapalhado todos os tipos de planos, inclusive viagens. Muitas pessoas já tinham se programado para viajar em breve, ficando perdidas diante dos imprevistos gerados pelas medidas de prevenção e de contenção da doença.

Como a situação está prevista para durar por alguns meses, é necessário tomar decisões importantes em relação às viagens já planejadas. O que é melhor, cancelar ou adiar? Para saber como proceder sem sair no prejuízo, é só continuar a leitura.

Tenho uma viagem agendada, e agora?

No dia 20 de março, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado pelo Ministério Público Federal (MPF), pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública e pela Associação das Empresas Aéreas (Abear). O acordo padroniza regras para remarcação, cancelamento e reembolso de passagens das principais companhias aéreas que operam no Brasil, como LATAM, Gol, Azul e Passaredo, em função da pandemia da Covid-19.

Quem tem voo marcado entre 1º de março e 30 de junho de 2020 pode remarcar suas viagens sem multas, diferenças tarifárias ou qualquer custo adicional para um única vez. Isso é possível desde que respeitem a origem e o destino originais, considerando também a validade da passagem, que vale a partir do momento da compra. É bom lembrar que a regra não se aplica em voos operados por companhias parceiras e não engloba voos emitidos por milhas. 

Voos de baixa temporada X Voos de alta temporada e em feriados

Caso você tenha comprado uma passagem para viajar em alta temporada ou durante feriados, é possível remarcar para qualquer período gratuitamente. 

Já quem adquiriu passagens para baixa temporada só pode remarcar sem gastos adicionais em novas datas de baixa temporada. Se essas pessoas quiserem remarcar suas viagens de baixa temporada para datas em alta temporada ou feriados, elas precisam pagar a diferença de tarifa.

Remarcar para origens e destinos diferentes

A remarcação de viagens alterando a origem e o destino não requer o pagamento de multas. No entanto, a companhia pode cobrar a diferença de tarifas, caso existam. 

Crédito para ser usado até a validade da passagem

Uma possibilidade é deixar um crédito no valor da passagem. Ele pode ser utilizado durante o período dentro da validade do bilhete (1 ano contando a partir da aquisição). É possível usar em outro serviço da companhia aérea, mas você pode deixar como crédito em vez de remarcar, quando fizer a remarcação, a companhia poderá cobrar a diferença tarifária, se houver. 

Caso a viagem já tenha data definida, dá para remarcar sem custos, independentemente do valor da tarifa para a nova data. Já se você deixar como crédito, a eventual diferença poderá ser cobrada. 

Reembolso voluntário

A companhia tem o direito de cobrar a multa referente à tarifa adquirida quando você optar pelo reembolso voluntário, ou seja, quando quiser cancelar a viagem. Nesse caso, a companhia aérea em questão vai te isentar da taxa de cancelamento, mas cobrará a multa conforme a tarifa da compra. 

Essa norma não vale para voos comprados em companhias parceiras anexadas. A regra também não se aplica para passagens premium – aquelas emitidas com milhas aéreas.

Passagens de milhas aéreas

No caso de passagens emitidas com milhas aéreas, a regra varia de acordo com cada companhia. Veja o que é feito pelas principais empresas:

  • Azul: reembolso (pelo site) e remarcação gratuita (pelo atendimento telefônico);
  • Gol: isenção da multa de cancelamento. As milhas retornam para os clientes, que podem emitir novas passagens nas datas desejadas;
  • LATAM: isenção da multa de remarcação, mas é cobrada a diferença de milhas, além de haver multa de cancelamento se você solicitar o reembolso. 

Cancelamento involuntário 

Se o seu voo foi cancelado involuntariamente, ou seja, se a companhia alterou sua rota ou o horário, a política é diferente. É importante verificar a situação do voo diretamente com a companhia, para checar se houve ou não alteração de horário. Caso o cancelamento involuntário tenha ocorrido dentro da validade da passagem, não é cobrada diferença tarifária se você remarcar. Também não são cobradas multas nem taxas para cancelamento. 

Você tem direito a remarcar seu voo, manter a passagem em aberto para agendar depois e obter o reembolso completo. Isso também é válido para passagens de milhas. Ao solicitar o reembolso, é necessário ter paciência. As companhias têm até 12 meses para devolver o valor. 

Outras recomendações 

As companhias internacionais estão flexibilizando bastante as remarcações. O ideal é acessar o site da empresa por onde você viajaria e verificar suas normas.  E se você não tem voos agendados para os próximos 7 dias, evite congestionar as linhas tentando remarcar agora. As companhias estão dando prioridade para os voos mais próximos. Então, é melhor aguardar um pouco – não precisa se desesperar.

Planejamento durante a pandemia

 

A crise gerada pela pandemia vai passar em algum momento. Quando isso acontecer, sua rotina poderá voltar ao normal, o que inclui a realização de todo tipo de viagem, incluindo a passeio, para estudar ou a trabalho. Você poderá curtir destinos diferentes em outra época, sem perder todo o planejamento que havia feito. 

Sendo assim, o momento é ideal justamente para se preparar com bastante antecedência. Ao focar seus esforços no planejamento, você consegue checar todos os detalhes bem antes da viagem. Assim, dá para evitar eventuais contratempos e problemas que costumam ser deixados para a última hora. 

Conte com seu agente de viagens

Neste momento de crise, é muito importante entrar em contato com a agência de viagens que você contratou. A empresa em questão vai te dar toda a assistência necessária para lidar com essa situação. Uma das ações da companhia contratado é avaliar o que pode ser feito com base no que está no seu contrato. O processo de remarcação varia de acordo com cada empresa, sendo necessário o contato com a agência para saber como proceder. Portanto, fale com seu agente e tire todas as suas dúvidas. Assim, é possível analisar as melhores formas de agir no seu caso.

Agências de viagens oferecem muitas vantagens a quem pretende viajar. Além de ter menos riscos, você economiza mais, tem bastante segurança, comodidade e personalização em seus roteiros. Quem decidiu viajar por conta própria, sem a assistência de um agente, precisa lidar com todos os imprevistos da crise sozinho. É em momentos assim que fica ainda mais visível a diferença que um agente de viagens faz, não é mesmo?

A Easy Travel está disponível para atender nossos clientes durante este momento, por meio dos canais de atendimento on-line da agência. Entre em contato conosco e saiba tudo o que você precisa fazer para adiar suas viagens e se planejar para as novas datas. 

 

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