As encantadoras vinícolas da Região da Uva e do Vinho

A nossa viagem para a Região da Uva e do Vinho nos trouxe muitas experiências incríveis! Conhecemos lugares fantásticos, degustamos diversos vinhos e espumantes e o melhor, aprendemos mais sobre a vinicultura.

Por muitas vezes achávamos que para ter uma experiência como essa precisaríamos viajar para outro país, como Itália, Argentina ou Chile. A pandemia nos fez redescobrir o Brasil e suas belezas.

Conhecer as vinícolas foi o ponto alto da viagem. Cada uma com suas características, história e charme únicos. De forma resumida, compartilho as que mais nos encantaram:

Don Giovanni
Localizada em Pinto Bandeira (RS), a vinícola oferece diversas experiências para seus visitantes. As principais são: o piquenique no bosque; jantar harmonizado; degustações na cave; o Nature, restaurante comandado pelo Chef Rafael Jacobi; e a possibilidade de ficar hospedado em um casarão de 1930. Nossa hospedagem com certeza foi um dos pontos altos da viagem. O carro chefe da casa está na produção de espumantes pelo método tradicional, inclusive alguns bastante premiados!

Foto: acervo pessoal

Vinicola Cainelli
A Cainelli tem uma produção familiar. O museu da propriedade permite conhecer mais sobre a história da vinícola. Um dos passeios mais interessantes é o terroir, onde a bordo do wine-tuc, um tratorzinho com carroça, vamos aos parreirais, conhecer como é feito o cultivo, poda e colheita das uvas. Ao final, aproveitamos uma deliciosa degustação dos rótulos da casa. O carisma da Bete e do Sr. Roberto, patriarcas da propriedade, são um charme a parte no passeio!

Foto: acervo pessoal

Casa Valduga
A Casa Valduga impressiona pelo tamanho: sua cave é considerada a maior adega da América Latina, podendo abrigar mais de 2 milhões de garrafas! A visitação nos leva para uma imersão no universo da uva e do vinho. Com quatro tipos de passeios diferentes, a vinícola apresenta todo o processo da produção de vinhos e espumantes. A vinícola ainda é administrada pela família Valduga, o que traz um charme extra para a visita.

Foto: acervo pessoal

Vinícola Luiz Argenta
Localizada na cidade de Flores da Cunha (RS), a Luiz Argenta foi nomeada uma das vinícolas mais belas do mundo, segundo a Revista Adega, e claro fomos lá de perto comprovar! Diferente de todas as outras que conhecemos, a vinícola deixa de lado o tradicional e se apresenta com características modernas. Toda sua produção é feita por indução. Ela oferece a seus visitantes a união entre tradição e modernidade. Seus vinhos e espumantes são conhecidos em todo Brasil. Para os amantes de uma excelente gastronomia, uma deliciosa opção é almoçar no Clô. O menu de 5 etapas é fechado e o restaurante trabalha apenas com reservas antecipadas.

Foto: acervo pessoal

Garbo Enologia Criativa
A proposta na Garbo é unir vinho e criatividade! Nascida da união de três amigos enólogos, a proposta é elaborar vinhos autênticos e com sabores únicos. Sua localização privilegiada no Caminhos de Pedra trazem um charme a parte para a vinícola. Vale a pena conhecer as combinações singulares que fazem parte dos rótulos da Garbo. Fizemos uma degustação dos vinhos da casa harmonizados com queijos. E o resultado? Uma explosão de sabores!

Foto: acervo pessoal

Cave de pedra
O castelo que abriga a Cave de Pedra foi inteiro construído em pedra basalto, muito comum na região. Você se sente literalmente dentro de um castelo medieval. Ela é considerada uma das primeiras vinícolas boutiques do Brasil. No tour guiado, você pode conhecer toda a propriedade, inclusive as caves subterrâneas, e saborear amostras dos rótulos da casa.

Foto: cavedepedra.com.br

Vale aqui uma menção especial à Union Destillery: uma destilaria de uísque no meio da serra gaúcha. A Union encontrou nessa região condições ideais para produzir o uísque maltado, especialidade da casa. A maior parte da sua produção é exportada, sendo os asiáticos seus maiores compradores. A destilaria também tem produtos próprios e tenta mostrar ao mercado brasileiro que é possível se produzir Single Maltes de qualidade em terras nacionais. Na visita guiada é possível conhecer como é feito toda a produção. É bem didática, você consegue entender as diversas diferenças de maturações dos uísques. Ao final, é possível fazer uma degustação guiada de alguns rótulos da casa.

Foto: acervo pessoal

São mais de 60 vinícolas na região da Uva e do Vinho. Quem sabe? Em algumas várias viagens, podemos vir a conhecer cada uma delas e suas particularidades! Essas são apenas algumas que mais nos chamaram a atenção. Se você busca uma viagem diferente, fora do tradicional e com alta gastronomia, essa viagem é feita para você!

Fiquem atentos as nossas redes sociais, que em breve virão mais informações sobre como você pode viver essa experiência com a gente!

Deixei seu comentário