O que fazer para ter Permissão Internacional para Dirigir (PID)

Se você está pensando em fazer uma viagem internacional e quer ter a experiência de pegar o volante e dirigir em terras estrangeiras, talvez seja necessário solicitar ao Detran a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a maioria dos países não exige a PID, sendo necessário apenas levar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira. Para que isso seja possível, é necessário que o país a ser visitado faça parte da Convenção de Viena sobre o trânsito viário. 

Nos países participantes da Convenção, a CNH brasileira pode ser usada por até 180 dias.

Na América do Sul você pode transitar com sua CNH nacional na Argentina, na Bolívia, no Chile, na Colômbia, no Equador, na Guiana, no Paraguai, no Peru, no Uruguai e na Venezuela.

Já na América Central, em Cuba, Costa Rica, Guatemala, Honduras e República Dominicana, é possível transitar com a sua CNH brasileira.

No caso da América do Norte, Estados Unidos e Canadá são os países norte-americanos que aceitam a CNH brasileira. África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e o Reino Unido também autorizam o trânsito com a CNH Brasileira. 

Enquanto na Europa, Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia e Suíça autorizam o documento brasileiro. Marrocos, Rússia, Israel e Tailândia também entram na lista. 

Mas caso o seu destino não seja nenhum desses países e você precise emitir a PID para dirigir, sempre carregue algum documento de identidade junto à Permissão, pois ela não substitui a CNH. 

Para fazer a solicitação

Caso seja necessário, solicitar a PID é muito simples. Basta acessar o portal do Detran do estado em que sua CNH está registrada. Em seguida, clique em “Serviços Online” – “CNH – Habilitação” – “Tem habilitação no Brasil e quer dirigir no exterior” – “Solicite a PID”. Esse é o passo a passo para obter de forma on-line a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Ela será entregue por correios assim que estiver pronta.

Se você preferir fazer o pedido pessoalmente, basta ir até à unidade de atendimento do Detran na qual a sua CNH está registrada ou no Poupatempo, caso haja unidades na sua cidade. É cobrada uma taxa de emissão do documento de R$ 259,05. Para receber a PID em casa, o motorista precisa pagar R$ 11 a mais, além da taxa, referente ao custo de envio pelos Correios.

Os requisitos básicos para solicitar a Permissão são: 

  • Ter a CNH dentro da validade; 
  • Não estar cumprindo período de suspensão ou cassação do direito de dirigir nem ter outras restrições administrativas, ou judiciais que impeçam a expedição do documento.

PID não substitui a CNH

É, importante ressaltar que a PID não substitui a CNH em viagens internacionais. Para a PID ser válida, ela deve ser apresentada junto da sua CNH. Por si só, a PID não tem validade!

Além disso, não se esqueça de prestar atenção no vencimento do documento. Assim, você evita perder tempo emitindo uma PID que irá vencer em breve.

As regras de emissão da Permissão Internacional para Dirigir variam de acordo com cada estado. Portanto, informe-se no Detran da sua cidade para saber mais detalhes referentes à maneira mais eficaz de emissão. E lembre: quanto mais você pesquisar sobre o seu destino, mais preparado você estará para a sua viagem!

Deixei seu comentário