Imagine um lugar onde o sol nunca se põe. Onde você pode desfrutar de uma infinidade de atividades ao ar livre. Estar em meio a paisagens deslumbrantes a qualquer hora, dia ou noite. Conseguiu imaginar? Pois é possível viver essa realidade quando se visita um destino próximo a um dos polos da Terra!  Nesses países, durante os meses de verão o sol não se põe! Esse fenômeno é conhecido como sol da meia-noite.

Sol da meia-noite

Como aprendemos na escola, a Terra se inclina em um eixo. Enquanto nosso planeta faz sua jornada anual ao redor do Sol, essa inclinação de 23 graus causa o que percebemos como estações. 

Enquanto as pessoas próximas ao equador experimentam clima quente e uma divisão dia/noite igual ao longo do ano, o oposto é verdadeiro para aqueles que estão mais próximos aos polos. Um exemplo é a Islândia. Como o país está muito perto do Polo Norte e do Círculo Polar Ártico, os dias são muito longos no verão e muito curtos no inverno.

Ainda vamos falar mais sobre a Islândia. Mas além dela há vários lugares onde é possível presenciar esse fenômeno do sol da meia-noite. Confira:

Noruega

Não é incomum fazer passeios noturnos na Noruega. Navegar à meia-noite ou mesmo jogar golfe nos campos 24 horas. O ponto é que quando há 24 horas de luz solar, você deve aproveitar ao máximo!

Svalbard é um dos melhores lugares da Terra para experimentar o sol da meia-noite. Este deserto acidentado é o lar de ursos polares, geleiras, raposas do Ártico e baleias, então a observação da vida selvagem é uma ótima maneira de passar as longas horas do dia.

Com um pouco menos de frio, tem-se as Ilhas Lofoten. Isso porque estar na Corrente do Golfo significa que, apesar de sua latitude, o clima de Lofoten é relativamente ameno, chegando a 20°C no verão. Possui praias imaculadas e formações rochosas imponentes – assim como um campo de golfe. O sol da meia-noite é visível do final de maio até meados de julho.

Canadá

A melhor coisa que você pode fazer no norte do Canadá durante as longas horas do sol da meia-noite é sair para observar alguns animais selvagens. Nenhum lugar é melhor para localizar ursos polares! Com 50 dias de luz solar contínua de maio a julho, a cidade fronteiriça de Inuvik é uma boa base para explorar os parques nacionais próximos. A cidade é sede de vários eventos durante o verão, como o Great Northern Arts Festival, em julho.

Groenlândia

A capital da Groenlândia, Nuuk, é um centro de aventura, oferecendo inúmeras oportunidades para pesca. Seja com mosca, pesca em alto-mar, caminhadas, escaladas e parapente. Se o seu sonho é ver o brilho da luz pousando nos icebergs, os fiordes ocidentais abrigam algumas das melhores paisagens costeiras do país!

No sul da Groenlândia há cruzeiros para observação de baleias e os meses de verão são o auge da temporada. Enquanto até 15 espécies podem ser encontradas frequentando as águas da Groenlândia a qualquer momento. As baleias fin, jubarte e minke são as mais comuns nessa época do ano. Os grandes mamíferos quase superam em número os icebergs da Baía Disko.

Alasca

Este é o único estado dos Estados Unidos em que se pode ver o sol ainda reinando no céu à meia-noite! Remoto e de difícil acesso, é improvável que você compartilhe essa experiência com outras pessoas, viajando em grupo.

Lá, o principal destino é Utqiaġvik (mais conhecida como Barrow), uma pequena cidade portuária isolada no norte do estado. Lá, quando o sol se põe em meados de novembro, ele não nasce novamente por 65 dias!

Suécia

Na Suécia você deve ir para o extremo norte para experimentar a estranheza de ver o sol pairando no horizonte à meia-noite. Todos os anos, no final de junho, você pode festejar a noite toda no Kiruna Festival, na Lapônia sueca. Você também pode esquiar até altas horas em Riksgränsen.

Finlândia

Nas partes mais setentrionais da Lapônia finlandesa, o sol não sai do céu por mais de 70 dias seguidos! Enquanto nenhuma das regiões costeiras da Finlândia fica acima do Círculo Polar Ártico, há muitos lagos onde é possível apreciar a luz e os pescadores lançando suas redes para pesca.

Islândia

Com grande parte do país encontrada ao sul do Círculo Polar Ártico, a ilha de Grimsey, na costa norte do continente, é o único lugar na Islândia que você pode experimentar o verdadeiro sol da meia-noite. Esta ilha afastada é habitada por menos de 100 pessoas. É um paraíso para os observadores de pássaros, com papagaios-do-mar, guillemots, gatinhos e fulmars, todos comumente vistos.

Rússia

As lendárias Noites Brancas de São Petersburgo (Beliye Nochi) começam em 26 de maio e vão até meados de julho. Embora não seja tecnicamente sol da meia-noite (a cidade fica ao sul do Círculo Polar Ártico), não existe uma ‘noite’ real. Apenas um crepúsculo náutico com o céu mais leve entre meados de junho e início de julho. 

Moradores da cidade celebram o final dos longos meses de inverno desde o século XVI e hoje o evento permeia quase todos os cantos da cidade. Ao longo do mês de junho o Teatro Mariinsky, o Novo Teatro e a Sala de Concertos apresentam performances que vão da ópera ao balé.

Vivenciar o sol da meia-noite é um forma única e totalmente diferente de viajar! Viva essa experiência com a e-Travel! Contate nossos consultores, escolha seu país de destino e programe sua viagem!

Deixei seu comentário