Viajante, como você pode contribuir para um planeta melhor?

Sustentabilidade. Esse é um tema que nunca foi tão relevante e necessário. Cuidar do nosso planeta é responsabilidade de todos, afinal, é a nossa casa. Existem diversas práticas sustentáveis, que devem fazer parte do cotidiano coletivo, visando gerar um impacto positivo no meio ambiente. Isso se aplica às viagens. Ao se aventurar pelo mundo, algumas atitudes podem parecer bem simples para nós, mas são muito importantes e fazem a diferença.

Veja a seguir algumas dessas práticas!

Prefira hospedagens próximas aos lugares que mais quer conhecer, assim, você evita ficar pegando muitos transportes ao longo da viagem. Além de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, você ainda economiza dinheiro e aproveita mais a paisagem e o clima do local. Outra ideia é optar por meios alternativos, como bicicleta e metrô. Procure por lugares que possuem selos e certificações internacionais, o que garante padrões de responsabilidade ambiental e social.

Não é porque você está viajando que precisa usufruir de todos os recursos do local. Práticas rotineiras, como banhos rápidos, apagar as luzes ao sair, desligar os eletrônicos quando não estiverem em uso e etc, devem ser repetidas durante a viagem. O cuidado com o lixo também é importante, faça a separação e tente produzir o mínimo de resíduos possível.

Estimular o comércio local também faz parte das práticas ecológicas. Valorizar os produtos locais (como lembranças de artesãos, por exemplo) e consumir em restaurantes familiares, que usem produtos da região, contribuem positivamente. São práticas de consumo sustentável e que estimulam o crescimento econômico da região.

Botar o pé na estrada com a mão na consciência é imprescindível para a preservação ambiental. São pequenas ações que podem passar despercebidas, mas que possuem grande potencial de impacto. É sempre bom lembrar que as decisões que tomamos no presente determinarão o nosso futuro. Por isso, ao desbravar o mundo afora, cuide dele como ele é: a sua casa!

Deixei seu comentário